Os principais índices de ações do mercado europeu fecharam o pregão desta segunda-feira majoritariamente em queda, com investidores monitorando as tensões na China, após uma série de protestos contra as duras medidas de isolamento contra a covid-19 adotadas pelo país. A trajetória das taxas de juros das principais economias também segue no radar.
O aumento do número de casos de covid-19 na China e os protestos generalizados contra as restrições da política de “covid zero” diminuíram o sentimento dos investidores na maioria dos mercados globais.
Centenas de manifestantes e policiais entraram em confronto em Xangai na noite de domingo, quando as manifestações explodiram pelo terceiro dia e se espalharam para várias cidades após um incêndio mortal no oeste do país.
Na quinta-feira, um incêndio em um prédio residencial na cidade de Urumqi, capital da região de Xinjiang, desencadeou protestos depois que vídeos publicados nas redes sociais levaram a acusações de que as restrições foram um fator na tragédia que matou 10 pessoas.
A economia chinesa é a segunda maior do mundo e um importante mercado de exportação para as empresas europeias.
“Ondas sem precedentes de protestos na China causaram ondas de desconforto nos mercados financeiros, à medida que aumentam as preocupações sobre repercussões para a segunda maior economia do mundo”, diz Susannah Streeter, analista da Hargreaves Lansdown. Isso aumentou a pressão sobre os preços do petróleo, empurrando os estoques de energia para baixo, afirma ela.
De volta à Europa, a semana será bastante agitada com a divulgação de importantes indicadores econômicos e discursos de diversos formuladores de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Na quarta-feira, serão divulgados os novos dados de inflação da zona do euro, enquanto os mercados antecipam uma nova alta de 0,75 ponto percentual das taxas de juros em dezembro.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -0,17%, 7.474,02 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -0,97%, 14.400,04 pontos
CAC-40 (Paris): -0,29%, 6.678,90 pontos
FTSE MIB (Milão): -1,12%, 24.440,9 pontos
IBEX-35 (Madri): -0,95%, 8.332,10 pontos
SMI-20 (Zurique): -0,09%, 11.157,60 pontos
PSI-20 (Lisboa): -0,96%, 5.813,14 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA