As bolsas dos EUA registraram fortes quedas nesta quinta-feira (31), impactadas pela divulgação de balanços e projeções futuras de grandes empresas de tecnologia, como Microsoft e Meta.
O índice VIX, que mede a volatilidade no mercado e é conhecido como o “termômetro do medo”, subiu 15%, chegando a 23,42 pontos, maior nível desde o início de setembro.
Com o movimento, o S&P 500 encerrou outubro com uma retração, rompendo uma sequência de cinco meses consecutivos de ganhos.
Desempenho dos índices
- Dow Jones cai 0,90% (41.763,19 pontos);
- S&P 500 recua 1,86% (5.705,37 pontos);
- Nasdaq perde 2,76% (18.095,15 pontos).
No acumulado de outubro, os índices sofreram quedas de 1,34%, 0,99% e 0,52%, respectivamente.
Inflação (PCE)
Além dos resultados corporativos, o índice de Preços de Gastos de Consumo Pessoal (PCE, em inglês), principal indicador de inflação monitorado pelo Federal Reserve (Fed), também foi divulgado. O índice veio de acordo com as expectativas.
Microsoft e Meta
No entanto, o foco principal dos investidores foi o desempenho das grandes corporações de tecnologia. Microsoft e Meta, que divulgaram seus balanços trimestrais, viram suas ações caírem 6,03% e 4,09%, respectivamente.
Embora a Microsoft tenha registrado um crescimento de receita acima das expectativas, sua projeção de desaceleração no setor de computação em nuvem desanimou o mercado.
Já a Meta apresentou uma melhora na receita de anúncios com o uso de inteligência artificial, mas viu crescimento de usuários aquém do esperado e anunciou planos de aumento nos gastos com IA.
Outras movimentações no mercado
Além das gigantes de tecnologia, outras empresas também impactaram as bolsas dos EUA. A Trump Media recuou 11,72%, devolvendo ganhos recentes atribuídos à influência da vice-presidente Kamala Harris nas pesquisas eleitorais em estados como Michigan e Wisconsin.
Super Micro Computer (-11,97%), Uber (-9,30%) e Robinhood Markets (-16,72%) apresentaram resultados abaixo do esperado, o que pressionou ainda mais os índices. Em contrapartida, Comcast (+3,39%) e Roblox (+19,85%) surpreenderam positivamente.
Apple e Amazon no radar
Nesta sexta-feira, Apple e Amazon são aguardadas para divulgar seus balanços. Os analistas esperam que ambas superem as expectativas do mercado e forneçam orientações (guidances) otimistas para os próximos trimestres.









