Enquanto o Dow Jones foi impulsionado por expressivos ganhos das empresas Salesforce e Boeing, o S&P 500 avançou timidamente e o Nasdaq registrou uma leve queda. Este desempenho contrasta com a sólida valorização observada ao longo de novembro nos principais índices acionários, em um mês marcado pelo aumento das expectativas de que o Federal Reserve (Fed) poderá reduzir os juros ao longo do próximo ano.
- Dow Jones: apresentou um aumento de 1,47%, alcançando a marca de 35.950,89 pontos;
- S&P 500: teve um avanço de 0,38%, atingindo os 4.567,80 pontos;
- Nasdaq: registrou uma queda de 0,23%, totalizando 14.226,22 pontos.
Em termos mensais, os índices apresentaram um crescimento expressivo de 8,77%, 8,92% e 10,70%, respectivamente. O Dow Jones teve seu maior avanço mensal desde outubro de 2022, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq registraram seu melhor desempenho desde julho do ano passado.
Perspectivas do mercado
Brian Belski, estrategista-chefe de investimentos da BMO Capital Markets, comentou: “Embora certamente não exista uma comparação histórica perfeita que possa ser usada para traçar o roteiro para as ações no futuro, estamos confiantes de que o bull market secular pode continuar acontecendo, especialmente dados os atuais fundamentos da economia e das ações nos EUA.”
Destaque nas empresas
No cenário das empresas, o destaque do dia foi a valorização de 9,36% das ações da Salesforce, após a empresa anunciar lucros que superaram as expectativas do mercado. Enquanto isso, a Boeing registrou um ganho de 3,21%, impulsionada pelo acordo de compra de aeronaves firmado com o Canadá.
Impacto nos índices e tendências futuras
Esses movimentos foram fundamentais para impulsionar o Dow Jones, afastando-o das performances dos demais índices, especialmente do Nasdaq, em meio à escalada dos juros dos Treasuries. Apesar do índice de preços de gastos com consumo (PCE) indicar um recuo da inflação, os dirigentes do Fed evitaram descartar a possibilidade de mais aperto à frente. O presidente da distrital de Nova York, John Williams, mencionou a possibilidade de aumento adicional das taxas de juros no ciclo atual.
Com informações do Broadcast
Imagem: Piqsels