Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregão em campo positivo, apesar de operarem com perdas ao longo da sessão, em numa semana que se encerra negativa para os índices após comentários mais duros de membros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
“Os movimentos do mercado de hoje não foram inspiradores, pois não surgiu nada de novo.O mercado imobiliário está em recessão depois que as vendas de casas existentes caíram pelo nono mês consecutivo”, explica o analista da Oanda, Ed Moya.
A inflação recentemente mostrou sinais de moderação, com os dados de preços ao consumidor e ao produtor ainda altos, apesar do recuo em outubro. Enquanto isso, as vendas no varejo dos Estados Unidos subiram no ritmo mais rápido em oito meses no mesmo período, levando os formuladores de políticas a reforçar mensagens duras sobre o trabalho ainda a ser feito para reduzir a alta de preços e custos.
Mais cedo, a presidente do Fed de Boston, Susan Collins, expressou confiança de que os formuladores de políticas podem controlar a inflação sem causar muitos danos ao emprego.
O presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, disse ontem que “a taxa de juros ainda não está em uma zona que possa ser considerada suficientemente restritiva”. Ele sugeriu que a zona apropriada para a taxa de juros do Fed poderia estar na faixa de 5% a 7%, o que é maior do que o que o mercado está precificando.
Além disso, O Goldman Sachs também elevou ontem sua previsão para a taxa terminal do Fed para uma faixa de 5% a 5,25%, acrescentando outro aumento de 0,25 pp em maio, após aumentos dessa magnitude em fevereiro e março, e de 0,5 pp em dezembro.
No mercado de ações, o Credit Suisse rebaixou a classificação da HP para neutro. O banco citou o enfraquecimento do sentimento do consumidor, a pressão sobre os preços médios de venda como resultado de menor demanda e melhor oferta, e a demanda mais lenta de PCs e impressões corporativas. As ações da HP apesar disso subiram 0,2%.
As ações da Gap saltaram 7,4% depois que a empresa divulgou resultados que superaram as estimativas de Wall Street. A diretora financeira Katrina O’Connell, no entanto, enfatizou que o ambiente macroeconômico continua desafiador.
As ações da Ross Stores subiram 9,8% depois que a rede de varejo superou as previsões de lucros e elevou sua orientação para o quarto trimestre, citando o ímpeto de vendas.
No front econômico, as vendas de imóveis residenciais usados dos Estados Unidos caíram 5,9% em outubro ante setembro. A previsão era de queda de 7,2% em outubro. Já o índice dos indicadores antecedentes caiu 0,8% em outubro ante o mês anterior, em 114,9 pontos, abaixo da previsão de queda de 0,4%.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,59%, 33.745,69 pontos
Nasdaq 100: +0,01%, 11.146 pontos
S&P 500: +0,47%, 3.965,34 pontos
Confira a variação dos índices na semana:
Dow Jones: -0,01%
Nasdaq 100: -1,59%
S&P 500: -0,69%
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA