“A queda de braço entre Lula e Haddad sobre a meta fiscal é para valer?” De um lado temos Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, prometendo tentar de todas as maneiras atingir a meta de déficit zero. Do outro, temos o presidente Lula, dizendo que o objetivo é difícil e pode não acontecer.
No novo episódio do podcast Ligando os Pontos, Marcos de Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, e Maria Júlia Baumert, jornalista do Monitor, discutem sobre os pontos cegos deixados pelas discussões sobre a meta fiscal que impacta a estratégia e apetite dos investidores nos últimos meses.
O que é déficit zero?
É gastar exatamente o mesmo valor que o país arrecadou naquele ano, ficando neutro, no 0 a 0. Isso faz com que não haja dívida a ser paga no ano seguinte.
O que agrada os empresários e investidores?
Segundo Marcos, os empresários e grandes investidores não estão, necessariamente, esperando que a meta seja cumprida. O otimismo se dá pela entrega de Haddad, que mantém sua palavra desde as promessas de campanha. A insistência e determinação do ministro virou o principal depósito de confiança do mercado.
Imagem: Canva