Em discurso na cúpula da ONU, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “vai cair a Bolsa, vai subir o dólar, paciência”, enquanto criticava o teto de gastos.
A fala foi feita um dia depois da apresentação da minuta da PEC de transição, que pretende retirar o Bolsa Família do Teto de Gastos.
Na COP27, reunião de clima da ONU que acontece em Sharm el-Sheik, no Egito, Lula afirmou que “não adianta ficar pensando só em responsabilidade fiscal” e que “Quando você coloca uma coisa chamada teto de gastos, tudo o que acontece é você tirar dinheiro da saúde, da educação, da cultura.”
Neste contexto, ao afirmar que essa responsabilidade financeira desmonta o social e “não tira um centavo do sistema financeiro”, que Lula afirmou que haveria uma queda da Bolsa e um aumento do dólar
“Se eu falar isso, vai cair a bolsa, o dólar vai aumentar, paciência… o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia”, afirmou o presidente eleito.
O mercado reagiu como esperado por Lula. Às 12h05, a Bolsa opera em queda de 1,89% e o dólar tem alta de 0,93%.
Para Marcos de Vasconcellos, jornalista e CEO do Monitor do Mercado “Não importa se a “tese” defendida pelo mandatário é o bem maior — baratear a gasolina ou acabar com a fome. O que leva alguém a comprar ou vender papéis no mercado financeiro é a expectativa de retorno. E isso tem reflexos econômicos e políticos”. Confira coluna na íntegra.
Imagem: Divulgação / PT