O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está, mais uma vez, no rol dos 140 lugares incríveis para trabalhar no Brasil. Esse é o terceiro ano consecutivo que a autarquia ocupa lugar no ranking da premiação. O reconhecimento é resultado do prêmio “Lugares Incríveis para Trabalhar 2022”, promovido pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com o Portal UOL.
Em âmbito específico, conforme seu porte, o Cade está entre as 60 empresas de tamanho médio premiadas nessa edição. Em 2020 e em 2021, a autoridade antitruste brasileira também recebeu o título, concedido pela FIA/UOL às instituições brasileiras, com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores, sendo o único órgão público entre os vencedores.
A avaliação foi realizada a partir dos resultados da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), aplicada aos servidores e estagiários da autarquia, em junho deste ano. Dos nove temas analisados, o órgão brasileiro de defesa da concorrência apresentou índices superiores à média em quatro deles: relações interpessoais; educação corporativa; qualidade de vida no trabalho; inovação e autonomia.
No geral, o Cade atingiu um índice de clima organizacional (i-CO) de 89,2, bem próximo da média alcançada pelas demais empresas classificadas, que foi de 90,0. Participaram da pesquisa FEEx 419 instituições de diversos setores da economia.
No início de julho, o Cade recebeu também a Certificação FIA Employee Experience – Clima Organizacional como um dos primeiros resultados do questionário aplicado pela FIA/UOL. O certificado reconhece o esforço dos gestores e colaboradores da autarquia em construir um ambiente de trabalho agradável para trabalhar, que favorece a construção de equipes mais unidas, de uma atmosfera laboral mais harmoniosa e de uma empresa mais produtiva.
O Plano Estratégico do Cade 2024 prevê a consolidação do Cade como lugar incrível para trabalhar no Brasil. Para o presidente Alexandre Cordeiro, fortalecer a cultura da instituição e consolidar um bom clima organizacional são decisivos para o Cade dar continuidade às boas práticas e gerar valor público, a partir de sua atuação, mesmo com as mudanças periódicas que são características do setor público. “As pessoas têm um papel estratégico para o Cade, são elas as principais responsáveis por todo o reconhecimento que o órgão alcançou pela excelência de sua atuação na defesa da concorrência”, disse.
Os resultados alcançados são frutos do cuidado com o qual a autarquia trata as pessoas, refletindo em um excelente clima organizacional que estabelece a base fundamental para a atuação da instituição. O sucesso de uma organização como o Cade depende cada vez mais de um ambiente favorável à inovação, para o qual são necessários conhecimentos, competências, criatividade e equipes motivadas.
Com informações da assessoria de imprensa do Cade