A produção industrial da China subiu 5% em outubro na comparação com igual período do ano anterior, após a alta de 6,3% registrada em setembro, segundo dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país. O valor veio levemente acima do previsto pelo mercado, de alta de 4,9%.
O valor agregado da mineração aumentou 7,9% em relação ao ano anterior. Já o de manufatura de alta tecnologia cresceu 10,6%; e a de produção de bens de capital cresceu 9,2% em base anual.
“No geral, a economia industrial nacional está funcionando bem. No entanto, também devemos observar que as incertezas externas estão aumentando, as epidemias domésticas são frequentes, o crescimento das exportações desacelerou e o crescimento industrial ainda está sob pressão”, informa a nota do departamento de estatísticas.
“Acreditamos que as interrupções causadas por vírus continuarão sendo um problema recorrente no próximo ano. A China aperfeiçoou algumas medidas de contenção na semana passada, mas as autoridades deixaram claro que o objetivo ainda é manter os casos próximos de zero. E essa versão mais leve da política de Covid-zero é um pouco arriscada, pois pode resultar em uma maior disseminação do vírus, desencadeando uma resposta mais enérgica. Acreditamos que a baixa cobertura vacinal para idosos impedirá uma mudança fundamental de Covid-zero até 2024”, diz Zichun Huang, economista da Capital Economics.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels