Em uma semana mais curta por aqui, com o feriado da Proclamação da República em que a Bolsa ficará fechada, o Ibovespa futuro com vencimento em dezembro abriu em baixa e passou a operar no positivo com os investidores cautelosos com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição e repercutindo os dados dos Indice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de setembro, prévia do PIB.
O texto da PEC está previsto para ser apresentado na quarta-feira (16) pelo governo eleito. Ontem, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, defendeu a PEC da Transição para custear o Bolsa família.
O IBC-Br subiu 0,05% na comparação mensal enquanto o mercado previa alta de 0,20%. No acumulado de 12 meses, o índice registra ganho de 2,34%.
Com a valorização do minério de ferro em Dalian, as empresas ligadas às commodities metálicas devem ter mais um dia de alta na Bolsa. Na semana passada, as ações da Vale (VALE3) tiveram forte alta.
Às 9h48 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em dezembro subia 0,98%, aos 114.720 pontos. Os futuros norte-americanos operavam em queda e as bolsas europeias registravam alta. Na Ásia, a maioria das bolsas fechou em queda.
Os analistas da Commcor Corretora disseram, em relatório,que hoje as atenções dos investidores devem ser fortemente direcionadas “à chamada PEC de transição, a qual deve ser fechada ainda esta semana, sendo o suspense principal em torno do montante a ficar fora do teto de gastos no âmbito dos programas sociais”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação