O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) apresentou aceleração, atingindo 0,59% em novembro, comparado a 0,50% em outubro, conforme divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado está em linha com as projeções da pesquisa Projeções Broadcast, que estimava um aumento de 0,58%.
Variação nos componentes do IGP-M
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), que mede os preços no atacado, acelerou de 0,60% para 0,71%. Este indicador apresenta uma queda de 6,51% no acumulado do ano e recua 6,07% nos últimos 12 meses.
Impacto nos custos ao consumidor
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) também registrou aumento, passando de 0,27% para 0,42%. No ano, o IPC-M acumula um aumento de 3,26%, enquanto a variação em 12 meses é de 3,71%.
Setor da construção desacelera
Contrastando com os outros índices, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) desacelerou de 0,20% para 0,10%. Este índice acumula alta de 3,05% no ano e 3,33% em 12 meses, conforme divulgado anteriormente.
Perspectivas para investidores
A aceleração no IGP-M e seus componentes indica dinâmicas importantes na economia. Investidores devem monitorar de perto essas tendências, considerando ajustes em suas carteiras de investimento para mitigar possíveis riscos.
Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil