A Meta Platforms Inc., controladora do Facebook, anunciou nesta quarta-feira (9) que vai demitir 13% de sua força de trabalho, o equivalente a mais de 11 mil funcionários, em uma das maiores demissões deste ano no setor de tecnologia.
“A desaceleração macroeconômica e o aumento da concorrência fizeram com que nossa receita fosse muito menor do que eu esperava”, disse o presidente-executivodo grupo, Mark Zuckerberg, em uma mensagem aos funcionários divulgada no site da companhia.
“Eu errei e assumo a responsabilidade”, completou Zuckerberg.
Ele enfatizou a necessidade de se tornar mais eficiente em termos de capital e disse que a empresa transferiria recursos para “áreas de crescimento de alta prioridade, como anúncios e plataformas de negócios, bem como seu projeto metaverso.
Além disso, ele afirmou que as contratações estão congeladas até o primeiro trimestre de 2023.
“Teremos um pequeno número de exceções. Vou observar nosso desempenho comercial, eficiência operacional e outros fatores macroeconômicos para determinar se e quando devemos retomar as contratações. Isso nos dará a capacidade de controlar nossa estrutura de custos no caso de uma desaceleração econômica contínua”, disse.
O lucro da Meta caiu pela metade no terceiro trimestre, para US$ 4,4 bilhões, queda de 52% em relação ao mesmo período de 2021.
Até o final de setembro, o grupo tinha pouco mais de 87 mil trabalhadores.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação