Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em queda, à medida que o mercado de trabalho do país continua aquecido e os investidores já avaliam um novo aumento na taxa básica de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na reunião que se encerra amanhã.
“As ações dos Estados Unidos estão performando mal enquanto o mercado de trabalho se recusa a esfriar, o que deve impedir o Fed de fazer uma alta dovish amanhã. As pressões salariais não vão embora tão cedo e isso impedirá que a inflação esfrie”, explicam analistas da Oanda.
O Federal Reserve deve aumentar amanhã em 0,75 ponto percentual (pp) as taxas básicas de juros dos Estados Unidos ao final de sua reunião mensal de decisão de política monetária, informam a maioria dos analistas consultados pela Agência CMA.
Com a decisão, a taxa básica atual deve chegar à faixa entre 3,75% e 4,0%. “O principal, agora, é saber se o Fed sinalizará um ritmo mais lento de aumentos depois disso ou se eles irão para um próximo aumento desse mesmo tamanho na reunião de dezembro”, afirma o economista-chefe internacional do ING, James Knightley.
Os investidores também monitorarão a declaração do banco central e a conferência de imprensa do presidente do Fed Jerome Powell para sinais de desaceleração do ritmo de aperto monetário.
No mercado de trabalho, os Estados Unidos registraram 10,717 milhões de postos abertos no último dia útil de setembro, uma alta em relação aos 10,280 milhões registrados um mês antes (dado revisado), segundo o relatório de emprego e vagas (Jolts, na sigla em inglês) divulgado pelo Departamento do Trabalho, que não inclui o setor rural.
O indicador refletiu no mercado de ações, quando os principais índices abriram o pregão com ganhos, mas passaram a ficar negativos após dados de vagas de emprego para setembro mostrarem um mercado de trabalho resiliente.
As perdas foram atenuadas no pregão após uma temporada de ganhos melhor do que o esperando, sobretudo depois de um forte relatório da Pfizer, com os papéis da farmacêutica subindo 3,1%. As ações da Uber também subiram, com ganhos de 12%, depois de a empresa superar as estimativas de receitas.
Wall Street está saindo de um mês forte de ganhos. O Dow Jones aumentou quase 14% em outubro, seu maior avanço mensal desde janeiro de 1976, quando os investidores fugiam para fora das techs e em empresas como bancos. O S&P 500 e o Nasdaq Composite somaram cerca de 8% e 3,9%, respectivamente.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,24%, 32.653,20 pontos
Nasdaq 100: -0,89%, 10.890,8 pontos
S&P 500: -0,41%, 3.856,10 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA