Em véspera de feriado aqui, a Bolsa fechou em alta em dia de pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, após 40 horas de silêncio.
Os investidores esperavam uma sinalização mais enfática de Bolsonaro a seus apoiadores para a interrupção dos bloqueios nas estradas do País, e não aconteceu. No entanto a transição de governo deve se dar com tranquilidade.
A valorização das commodities metálicas também ajudaram o movimento positivo do Ibovespa devido à alta do minério de ferro e a notícia de que a China poderia deixar a política de tolerância de covid zero.
Amanhã, é dia de decisão de política monetária nos Estados Unidos. O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) deve elevar os juros para 0,75 ponto percentual (pp), conforme o consenso do mercado, mas os agentes financeiros esperam pelo comunicado.
As ações da Vale (VALE3) subiram 3,03%. Usiminas (USIM5) avançou 3,87% e CSN (CSNA3) ganhou de 4,64%. CSNMineração (CMIN3) aumentou 6,67%.
O principal índice da B3 subiu 0,76%, aos 116.928,66 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em dezembro avançou 0,80%, aos 118.360 pontos. O giro financeiro foi de R$ 35,4 bilhões. Em NY, as bolsas fecharam em queda.
Nicolas Farto, especialista em renda variável da Renova Invest, disse que a Bolsa subiu bem após o anúncio de que Bolsonaro faria um discurso e a expectativa era para um pronunciamento mais apaziguador para os apoiadores deixarem de fazer os protestos.
“O discurso foi curto e não foi enfático para pedir aos apoiadores que os bloqueios parassem, por isso o mercado voltou um pouco. A mensagem que ficou é que ele deve fazer a transição de governo, conforme confirmou Ciro Nogueira [ministro da Casa Civil], sem quebra de instituição”.
Leandro Petrokas, diretor de research e sócio da Quantzed, disse que a Bolsa sobe com o investidor estrangeiro animado com a vitória do Lula e com “o destaque positivo das commodities metálicas refletindo a notícia de que a China estaria projetando plano de covid zero reduzindo os lockdowns”.
Um head de renda variável de uma corretora que não quis se identificar disse a sessão é volátil, mas a Bolsa sobe puxada pela Vale e siderúrgicas “com a valorização do minério de ferro e o anúncio feito pela Vale de um acordo pra fazer uma construção nos Emirados Árabes, visando uma produção mais sustentável também ajudou”. A mineradora também é beneficiada com a notícia de que a China poderia amenizar as medidas de restrições em relação à covid.
Mas, o head de renda variável ressaltou que o momento é de cautela tanto aqui como os Estados Unidos em meio ao “cenário de eleições e como o Fed vai falar sobre os próximos movimentos da política monetária”. É consenso de que a autoridade monetária eleve a taxa de juros em 0,75 ponto percentual (pp)para uma banda entre 3,75% -4,0%.
O analista ainda acrescentou que o mercado espera pelo pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre o resultado das eleições em meio aos bloqueios em estradas do País. “O silêncio de Bolsonaro preocupa e o ideal seria um discurso reconhecendo a derrota para evitar problemas futuros pois vemos os caminhoneiros fechando as rodovias especulações”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA