beforeContent_c1:
Widget: 37:
camara dos deputados imagem destaque Marcelo Camargo/Agência Brasil

Projeto de Lei quer usar lucro do Banco Central no combate à covid

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados prevê que o lucro do Banco Central (BC) seja usado no enfrentamento da pandemia.

De acordo com a Agência Câmara, com o PL 1291/21, o resultado positivo passará a ser destinado mensalmente à União, até o 10º dia do mês subsequente de cada apuração, não comporá o cálculo de superávit financeiro e será empregado, por meio da abertura de crédito extraordinário, no esforço de enfrentamento da pandemia.

Segundo a norma em análise, o valor poderá ser utilizado para ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Seguridade Social; de preservação da renda do trabalhador formal e informal com pagamento de auxílio emergencial; de manutenção das micro e pequenas empresas; para o financiamento da pesquisa científica; para o desenvolvimento da indústria estratégica de defesa nacional; e para transferências para estados e municípios.

O autor da proposta é o deputado Fausto Pinato (PP-SP), que estima o acumulado da reserva de resultado de 2021 até o início de abril em R$ 312 bilhões.

*Imagem em destaque: Marcelo Camargo/Agência Brasil

content:
afterContent:
comments:
Widget: 61:
sidebar:
Widget: 24:
Widget: 39:
Widget: 38:
Widget: 15:

Receba nosso boletim

Widget: 104: