O uso de Inteligência Artificial na América Latina, principalmente nas áreas de educação e saúde, estão na mira da Nvidia. O diretor da divisão Enterprise da empresa, Marcio Aguiar, em entrevista exclusiva ao Monitor do Mercado, destaca que a região responde por 6% a 8% da receita da companhia.
O principal exemplo tem sido o DGX — arquitetura de hardware voltada para atender demandas computacionais de inteligência artificial. Hoje, são mais de 100 clientes para o produto no Brasil. “O sistema foi adotado por uma grande fatia das universidades federais, laboratórios nacionais de ciência e empresas do ramo de saúde”, disse o porta-voz da empresa.
O diretor ainda explicou que a América Latina, em termos de representação de receita, contribui com cerca de 6% a 8% do faturamento da Nvidia. “Estamos muito próximos às universidades, centros de pesquisa e laboratórios nacionais. Existe a necessidade dos países se modernizarem e levarem mais conhecimento aos seus pesquisadores”, completou, dizendo que a aceitação da IA é maior por parte da comunidade científica.
Nvidia cresce junto com a inteligência artificial
Além disso, a Nvidia é referência em hardware de IA para data centers, desktops, laptops, cloud e para os supercomputadores mais rápidos do mundo. “Somos um dos responsáveis por todos esse crescimento (da IA) que o mercado enfrenta hoje, tendo a oportunidade de experimentar essas técnicas de inteligência artificial”, comenta Aguiar.
Ele faz questão de dizer que o ChatGPT é só uma parte do cardápio da Nvidia. A empresa estuda metodologias de hardware e software para uso da IA há dez anos. “Estamos aprimorando as técnicas de inteligência artificial desde 2013, sendo que em 2015 foi quando anunciamos uma primeira GPU (unidade de processamento gráfico) para atender essa demanda computacional que estava surgindo na época.”
Em seguida, em 2016, a OpenAI registrou o marco de ser uma das primeiras empresas a adotar os componentes em hardware da Nvidia, com uma arquitetura de oito GPUs de altíssimo processamento de dados (DGX). “A otimização de software, hoje, é o grande diferencial da Nvidia. As empresas entenderam o nosso potencial e comprometimento com todo o mercado”, completou.
Faturamento da empresa em 2023
A Nvidia encerrou o 3º trimestre de 2023 com receita recorde de US$ 18,12 bilhões. Conforme Aguiar, o ano será fechado com uma previsão de venda de US$ 58 bilhões. “Só que a gente enxerga esse mercado de data center com um valor de mercado de mais de US$ 1 trilhão. Nós ainda estamos crescendo”, anuncia.
Imagem: Divulgação