O ex-ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, foi oficialmente nomeado primeiro-ministro do país pelo rei Charles III, nesta terça-feira, no Palácio de Buckingham.
Sunak é a primeira pessoa não branca, o primeiro britânico-asiático e o primeiro hindu a liderar o Reino Unido. Ele sucede Liz Truss, que renunciou ao cargo na semana passada, após apenas 44 dias no poder.
O governante foi nomedo líder do Partido Conservador britânico na segunda-feira (24), após a renúncia de Truss na última quinta-feira (20) por conta de um polêmico plano econômico que previa cortes severos de impostos e poucas propostas para cobrir o rombo no Orçamento do país.
Nesta manhã, Sunak fez um discurso à população, o seu primeiro como novo primeiro-ministro do Reino Unido.
“Colocarei a estabilidade econômica e a confiança no centro da agenda deste governo. Isso significará que decisões difíceis estão por vir (…) Conheço o alto cargo que aceitei e espero corresponder às suas exigências”, disse.
Ele também homenageou sua antecessora, Liz Truss. “Quero homenagear Liz Truss. Ela não estava errada. Foi uma causa muito nobre. Mas alguns erros persistiram. E eu fui eleito para, em parte, consertar esses erros, e esse trabalho começa imediatamente. Isso significa que decisões difíceis virão. Meu governo não deixará às próximas gerações as dívidas que fomos muito fracos para pagar. Liderarei o país para o futuro”, afirmou.
“No discurso, Sunak ressaltou que o Reino Unido – que registrou desaceleração do crescimento e inflação acima dos 10% – ainda sofre os efeitos da pandemia e da guerra na Ucrânia.
“Nosso país está enfrentando uma profunda crise econômica. As consequências da covid ainda perduram. A guerra de Putin na Ucrânia desestabilizou os mercados de energia e as cadeias de suprimentos em todo o mundo”, disse.
Mais cedo, em seu último discurso antes de deixar o cargo, a agora ex-premiê Liz Truss, pediu que o próximo mandato invista no crescimento econômico.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Wikimedia Commons