O ex-ministro das Finanças do Reino Unido durante a gestão de Boris Johnson, Rishi Sunak, será o novo primeiro-ministro britânico, após uma rápida disputa
do Partido Conservador iniciada para preencher o vazio deixado pela renúncia de Liz Truss na semana passada.
Em uma rápida aparição na sede do partido, Sunak alertou para os desafios econômicos da ilha britânica e agradeceu aos membros do Partido Conservador pelo voto de confiança.
“É o maior privilégio da minha vida poder servir o partido que eu amo e retribuir ao país ao qual devo tanto. O Reino Unido é um grande país, mas não há dúvida, enfrentamos um profundo desafio econômico”, declarou Sunak aos apoiadores.
Sunak não tem uma tarefa fácil pela frente, pois terá que restaurar a credibilidade da política econômica britânica após o desastroso “mini-orçamento” que deu origem a crise que derrubou Liz Truss. Ele mesmo alertou Truss sobre os problemas do projeto durante um dos debates entre os candidatos para suceder Johnson em julho deste ano.
“Não podemos piorar as coisas, a inflação é o inimigo que empobrece a todos. Temos que ser honestos. Endividar-se para fugir da inflação não é um plano, é um conto de fadas”, disse Sunak na ocasião à Truss.
Emerson Lopes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels