Commodities
Após apresentar vendas mais fracas e alguma perda de market share no primeiro trimestre, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) afirmou que o segundo trimestre deve ainda mostrar algum nível de dificuldade em função dos impactos da pandemia de coronavírus, mas destaca que o mês de maio já começou mais positivo.
O grupo também está apostando em uma mudança de estratégia no segmento digital, aproveitando parcerias com outras empresas e sua experiência na entrega de alimentos, com o objetivo de ser o um dos players mais relevantes dentro de cinco anos.
"Nós tivemos sim uma perda de market share no primeiro trimestre, como vocês viram, do ponto de vista dentro do mundo alimentar foi uma leve perda, mas o varejo alimentar tem certa resiliência diante do momento e estamos confiantes na nossa estratégia. O quarto trimestre deve permanecer com algum nível de dificuldade, no ano passado o segundo trimestre se beneficiou com o fechamento abrupto de restaurantes, mas estamos em taxas de recuperação, abril foi mês mais dificil e maio já começou melhor", afirmou o presidente da empresa, Jorge Faiçal, em teleconferência com analistas.
DIGITAL
Um dos segmentos que pode ajudar o Pão de Açúcar em uma recuperação é o digital, no qual a companhia está apostando em novas parcerias com o Ifood, Mercado Livre, B2W e Supermercado Now, de maneira semelhante ao que concorrentes têm feito durante a pandemia.
"Mudamos estratégia, estamos recuperando o tempo perdido, vamos ter crescimento bastante robusto da plataforma digital, vamos lutar por clientes que aderiram a plataformas digitais", disse Faiçal.
Questionado sobre o futuro do segmento digital, o presidente do Pão de Açúcar ainda disse que a meta é se tornar um dos players mais relevantes nos próximos cinco anos, com foco na entrega de alimentos.
Segundo Faiçal, cada parceria funciona de uma maneira, mas foram feitas de forma a garantir rentabilidade e um crescimento ordenado. "Com o Mercado Livre, por exemplo, a gente manda nossa mercadoria para o centro de distribuição deles e eles fazem a logística, já o Supermercado Now usa o estoque das nossas lojas e a distribuição é feita ship on store, são taxas e custos incrementais diferentes, mas as negociações demoraram meses para garantir rentabilidade no processo", explicou.
CNOVA
Sobre a decisão do Grupo Casino, controlador da empresa, que iniciou os trabalhos preparatórios para um potencial aumento de capital da Cdiscount, que é subsidiária da Cnova e na qual o GPA possui 34,17% do capital social, a empresa disse que o processo segue em análise.
"O GPA está envolvido em processo de análise, temos três conselheiros lá no conselho da Cnova, que estão avaliando os cenários, para valorizar da melhor forma possível o nosso ativo na Cdiscount", afirmou.
Danielle Fonseca / Agência CMA
Copyright 2021 - Grupo CMA
Imagem em destaque: Wikimedia Commons