A economia britânica deve crescer mais do que o previsto este ano, à medida que a inflação alta reduz as compras o poder e a política monetária mais restritiva afetam os gastos do consumidor e o investimento empresarial.
Segundo as novas projeções do FMI, o Produto Interno Bruto (PIB) britânico deve crescer 3,6% este ano, acima dos 3,2% do relatório anterior. Para 2023, a estimativa passou de expansão de 1,6% para 0,3%. Em 2021, o PIB do Reino Unido cresceu 7,4%.
O FMI observa que o relatório foi escrito antes do anúncio, em 23 de setembro, do polêmico pacote fiscal defendido pela primeira-ministra britânica Liz Truss e incorpora uma expansão fiscal menos substancial. “É esperado que pacote fiscal eleve o crescimento um pouco acima da previsão no curto prazo, ao mesmo tempo que complica o combate à inflação”, diz o Fundo.
O anúncio do grande afrouxamento fiscal, incluindo cortes de impostos e medidas para lidar com os altos preços da energia, fez com que a libra atingisse mínimas históricas no final do mês passado, o que obrigou o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) a lançar um programa emergencial de compras temporárias de bônus do governo britânico – os chamados Gilts – de longo prazo.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA