Após os últimos ataques russos, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse hoje que concordou com o chanceler alemão Olaf Scholz para realizar uma reunião urgente do G7.
“Meu discurso está agendado, no qual vou contar sobre os ataques terroristas da Rússia. Também discutimos a questão do aumento da pressão sobre a Rússia e ajuda na restauração da infraestrutura danificada”, disse Zelensky em seu perfil no Twitter.
Zelensky também realizou um telefonema com seu homólogo francês Emmanuel Macron, discutindo o fortalecimento da defesa aérea da Ucrânia, assim como o aumento da pressão sobre a Rússia.
“A França está com a Ucrânia”, disse Zelensky.
Explosões atingiram o centro da capital ucraniana hoje pela primeira vez em meses, além de outras cidades, depois que Putin, acusou a Ucrânia de um “ataque terrorista” em uma ponte crítica que liga a Rússia à península da Crimeia.
Outras explosões também foram ouvidas em Dnipro, Zaporizhzhia e na cidade ocidental de Lviv, que permaneceu relativamente isolada da guerra que assolava o leste do país. O ataque em Kiev foi a mais central que atingiu a capital desde que a Rússia invadiu em fevereiro.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação