A lua de mel durou pouco. A Bolsa rompeu o movimento de cinco altas consecutivas e fechou em queda com o peso das bolsas em Nova York, que despencaram impactadas pelo resultado do relatório de emprego nos Estados Unidos (payroll, sigla em inglês) indicando que a economia por lá está aquecida e o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) deve seguir com postura hawkish nas próximas reuniões. Mas, na semana encerrou em alta de 5,76%.
O Ibovespa chegou a operar sem direção definida na primeira metade do pregão com a valorização das ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) e Vale (VALE3) que subiram forte e chegaram a segurar o índice devido ao fluxo de estrangeiros nos papéis, mas a petroleira e a mineradora perderam força e passaram a cair.
A Vale (VALE3) foi impactada pela notícia de que a Cosan (CSAN3) comprou uma fatia de 4,9% das ações da mineradora. Os papéis da Cosan (CSAN3) caíram 8,71% e da Vale (VALE3) cedeu 0,05% melhor momento do dia chegou a subir mais de 4%.
Mais cedo, o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgou que foram criados 263 mil postos de trabalhos em setembro e o mercado esperava 250 mil enquanto a expectativa era de 3,7% na base mensal.
O principal índice da B3, caiu 1,00%, aos 116.375,25 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em outubro perdeu 0,38%, aos 116.930 pontos. O giro financeiro foi de R$ 32,3 bilhões. Em Nova York, as bolsas fecharam em queda.
Rodrigo Azevedo, economista e sócio-fundador da GT Capital, disse que a Bolsa fixou no campo negativo no início da tarde refletindo os dados do payroll nos Estados Unidos, que “revelaram que o mercado de trabalho segue apertado e pode ser um impeditivo para que o Fed comece o movimento de redução de juros.
Azevedo destacou que os papéis do Bradesco (BBDC3 e BBDC4) sofreram na sessão de hoje após o JP Morgan mudar a recomendação de compara das ações preferenciais para neutra. “Os analistas acreditam em outras oportunidades no setor financeiro como o Itaú e a peruana Credicorp”. As ações do Bradesco (BBDC3 e BBDC4) caíram 2,42% e 2,38%.
Um analista do mercado que não quis se identificar disse que havia uma “pressão compradora Petrobras e Vale por conta da liquidez dos papéis, depois que cedeu o mercado local acabou acompanhando o movimento lá fora”.
Nicolas Farto, especialista em renda variável da Renova Invest, disse que a Bolsa está sendo beneficiada pela alta das commodities. “Graças a performance da Petrobras e da Vale, que pesam bastante no índice, não estamos acompanhando a queda forte lá de fora”.
O especialista em renda variável da Renova Invest comentou que o payroll desagradou o mercado e chegou a refletir aqui [em menor intensidade], número de vagas veio superior às expectativas e a taxa de desemprego menor.
“Esses indicadores reforçam que o mercado de trabalho segue aquecido, o que deveria exigir o tom mais agressivo de taxa de juros lá dos EUA. A gente vem esperando que algum indicador exiba desaquecimento, mas não tem acontecido”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA