O presidente da Rússia, Vladmir Putin, anunciou formalmente a anexação de quatro regiões ucranianas ao país nesta sexta-feira (30). Será a maior incorporação feita ao território desde o final da 2ª guerra mundial.
Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson são as regiões que serão anexadas ao país, juntas, equivalem a 15% no território ucraniano.
“Esta é a vontade de milhões de pessoas”, disse ele em um discurso perante centenas de dignitários no Salão de São Jorge do Kremlin.
Putin também agradeceu a participação popular nas votações realizadas Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson em seu pronunciamento na última quinta-feira (29). Nas palavras de presidente russo, eles querem “salvar” as populações dessas regiões. As votações foram consideradas “encenações” por países do Ocidente.
Diversas autoridades já se posicionaram contra a atitude do Kremlin, dentre elas, a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que disse ser ilegal a junção dos territórios.
“A anexação ilegal proclamada pelo (presidente russo Vladimir) Putin não mudará nada”, disse von der Leyen em publicação no Twitter.
Imagem: Piqsels