No último dia útil para as compras de ações antes das eleições, o Ibovespa futuro abriu em alta e passou a cair com os investidores mais cautelosos com o pleito de domingo (2) e repercutindo o PCE, índice de inflação acompanhado de perto pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).- que subiu 0,3% em agosto em base mensal.
Ainda por aqui, o mercado deve digerir o debate presidencial, na véspera, realizado pela TV Globo entre que houve muitos ataques entre o presidente Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.
No exterior, vários integrantes do banco central norte-americano devem se pronunciar em relação à política monetária do país. Os comentários recentes de membros do Fed têm sido mais duros no combate à inflação e elevação dos juros.
Às 9h50 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em outubro caía 0,34%, aos 107.750 pontos. Os futuros norte-americanos operavammistos e na Europa as bolsas tinham em alta. Na Ásia, os índices fecharam em queda.
De acordo com analistas da Commcor Corretora, o mercado deve acompanhar “os desdobramentos do último debate presidencial antes do primeiro turno realizado ontem”.
Segundo Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, o deflator PCE “surpreendeu para cima tanto no headline quanto no núcleo.”
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação