A OpenAI, dona do ChatGPT, parece cada vez mais perder sua “essência”. Em 2018, Elon Musk, cofundador da empresa, anunciou sua saída da companhia. Agora, Sam Altman (CEO) e Greg Brockman (cofundador) foram contratados para trabalhar na Microsoft.
Rapidez e novas perspectivas
A mudança foi rápida, apenas três dias após ambos terem sido dispensados da OpenAi, a gigante da tecnologia de Bill Gates contratou Altman e Brockman. Em pronunciamento, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que os dois vão liderar uma nova equipe de pesquisa avançada em inteligência artificial. Ele também expressou otimismo quanto à ação rápida e ao fornecimento dos recursos necessários para garantir o sucesso dessa iniciativa.
Ações
Diante do ocorrido, as ações da Microsoft registraram um aumento de 1,7% nas negociações pré-mercado desta segunda-feira (20), recuperando-se de uma queda semelhante na sexta-feira (17), que ocorreu após o anúncio da demissão de Altman.
Justificativa da OpenAI
A saída de Altman, que era uma figura pública que representava a empresa, exigiu que a OpenAI fizesse um pronunciamento a respeito. “O conselho (da OpenAI) não tem confiança na habilidade de Sam Altman de continuar liderando”, anunciou a comanhia.
Já a saída de Brockman foi voluntária, em uma espécie de “protesto” em defesa de Altman. No dia, a diretoria da OpenAI realizou discussões considerando a readmissão de Altman, enquanto enfrentava, ao mesmo tempo, uma considerável reação negativa do público, incluindo acionistas e funcionários da própria empresa.
Imagem: Divulgação