As ações russas sofreram uma queda brusca nesta segunda-feira (26) atingindo níveis que não eram vistos desde 2017. O índice MOEX Rússia (IMOEX), que mede a bolsa do país, caiu 6,9% no início da tarde europeia, tendo caído até 10% no início do dia.
O índice russo chegou a diluir até 1.953,16 pontos, segundo o site Trading Economics. Também é a primeira vez que atinge uma pontuação abaixo de 2.000 desde fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia.
O governo do país convocou 300.000 reservistas após perder grande parte de suas extensões no território ucraniano nas últimas semanas, o Kremlin agora está realizando “referendos” em partes do leste da Ucrânia em uma tentativa de consolidar a presença da Rússia lá.
Enquanto isso, diversos países do Ocidente estão fazendo pressão sobre o governo russo com diversas sanções, com a Polônia e os Estados bálticos exigindo novas medidas, como o direcionamento de bens de luxo e TI russo, segurança cibernética e software, de acordo com o Financial Times.
O MOEX da Rússia iniciou o ano com 4.091 pontos, mas perdeu mais de 50% quando o presidente Vladmir Putin ordenou a invasão do país vizinho, acarretando diversas sanções.
Imagem: Piqsels