O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, planeja anunciar novas regras que exigiriam que companhias aéreas e agências de viagens divulgassem as taxas para seleção de assentos, bagagem despachada e outros complementos, juntamente com tarifas, no mais recente esforço para regularizar um setor que ficou caótico durante o último verão.
“O presidente Biden anunciará a liberação de uma nova regra proposta que fortaleceria
significativamente as proteções para os consumidores, garantindo que eles tenham acesso a certas informações sobre taxas antes de comprar suas passagens aéreas”, diz uma nota publicada pelo Departamento de Transportes.
As companhias aéreas cobram dos viajantes uma série de vantagens adicionais, que costumavam vir no custo da passagem, incluindo uma taxa para seleção avançada para muitos assentos, mesmo aqueles sem espaço extra para as pernas.
“Os passageiros das companhias aéreas merecem saber o custo total e real de seus voos antes de comprar uma passagem”, disse o secretário de Transportes Pete Buttigieg. “Esta nova regra proposta exigiria que as companhias aéreas fossem transparentes com os clientes sobre as taxas que cobram, o que ajudará os viajantes a tomar decisões informadas e economizar dinheiro.”
A proposta do governo Biden vem menos de dois meses depois que o Departamento de Transportes buscou padrões mais rigorosos para quando as companhias aéreas têm que reembolsar os viajantes por atrasos.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação