A Bolsa fechou em alta de 1,90%, em movimento oposto ao exterior, favorecida pela valorização de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3 e PETR$), ações de maior peso no índice.
Somado a isso, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em mexer na taxa básica de juros (Selic) agradou o mercado. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano (aa).
As ações da Vale (VALE3) subiram 2,29% e da Petrobras (PETR3 e PETR4) avançaram 2,04% e 2,47% em meio ao corte de 6% no preço de venda do gás de cozinha (GLP) para as distribuidoras e do aumento do petróleo. Os bancos subiram em bloco, após a baixa da véspera.
O principal índice da B2 subiu 1,90%, aos 114.070,48 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em outubro avançou 1,94%, aos 114.790 pontos. O giro financeiro foi de R$ 35 bilhões. Em Nova York, as bolsas fecharam em queda.
Felipe Leão, especialista da Valor Investimentos, disse que a Bolsa avança impulsionada “pelos papéis relacionados às commodities-petróleo e minério de ferro- e a interrupção do ciclo de alta da Selic deu um certo alívio descolando de Nova York”.
Acilio Marinello, coordenador de MBA da Trevisan Escola de Negócios, disse que a estabilidade da Selic refletiu positivamente no mercado. “A perspectiva de o IPCA encerrar em 6% no final do ano pode dar orientação em um período mais curto. O BC ainda deve manter o patamar elevado em mais duas ou três reuniões”.
Marinello afirmou que as ações ligadas ao minério de ferro e bancos ajudam o Ibovespa. ” A leitura do mercado é que com a manutenção dos juros nesse patamar reduz a inadimplência e beneficia o setor bancário”.
Mais cedo, Nicolas Farto, especialista em renda da Renova Invest, disse que o mercado interpretou de forma positiva o posicionamento do Copom.
“Já esperávamos os 0,75 da taxa de juros, mas foi levemente agressivo no sentido de que se for o caso volta a apertar a parte monetária, o que mostra que o BC está atento a eventuais movimentações que precise fazer, não à toa dois membros votaram contra o que é raro”.
Farto afirmou que agora os investidores ficam atentos com as projeções para ver quando a Selic começa a cair. “Esse movimento tende a beneficiar as varejistas, ontem já vimos um pouco disso fluxo estrangeiro segue positivo a despeito da alta de juros nos EUA”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA