O Banco do Japão (BoJ) manteve sua meta de taxa de juros de curto prazo em -0,1%, em comunicado divulgado hoje, e o rendimento dos títulos de 10 anos em torno de 0%.
Segundo o comunicado do banco, as condições financeiras no Japão têm sido favoráveis em geral. Embora o impacto do novo coronavírus permaneceu em alguns segmentos de pequenas e médias empresas empresas em particular, as posições financeiras, incluindo estas empresas, têm vindo a melhorar tendência.
“Perante estes desenvolvimentos, o Conselho de Políticas do Banco do Japão, no Conselho de Política Monetária Reunião realizada hoje, decidiu eliminar progressivamente as Operações de Fornecimento de Fundos Especiais para Facilitar Financiamento em resposta ao novo coronavírus e mudança para provisionamento de fundos que atenderia a uma ampla gama de necessidades de financiamento [votação unânime]”.
Para o BoJ, a economia do Japão provavelmente se recuperará, com o impacto da Covid-19 e a diminuição das restrições do lado da oferta, embora se espere que ela esteja sob pressão descendente decorrente de um aumento de preços das commodities devido a fatores como a situação em torno da Ucrânia.
“A partir daí, como um ciclo virtuoso da renda aos gastos se intensifica gradualmente, a economia do Japão deve continuar crescendo a um ritmo acima de sua taxa de crescimento potencial. A taxa de variação homóloga do IPC (todos os itens menos alimentos frescos) deve aumentar no final deste ano devido a aumentos nos preços de itens como energia, alimentos e bens duráveis”, diz o comunicado.
O BoJ afirma que continuará monitorando de perto o impacto da Covid e vai apoiar o financiamento, principalmente de empresas, e manter a estabilidade nos mercados financeiros, e “não hesitará em tomar medidas de flexibilização adicionais, se necessário político de curto e longo prazo taxas permaneçam em seus níveis atuais ou inferiores”.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels