Os principais índices de ações do mercado dos Estados Unidos fecharam a sessão em campo negativo, com os índices caindo 1,7% cada, depois que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) subiu sua taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual (pp), uma decisão amplamente espera, porém sinalizar que sua política restritiva deve continuar por um longo período.
Como era esperado, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) elevou em 0,75pp a taxa de juros, elevando-a para a faixa entre 3% e 3,25% numa decisão unânime.
O chamado gráfico de pontos do Fed, uma projeção da economia para os próximos anos, mostrou uma expectativa para uma taxa de juros atingir 4,6% em 2023, com 12 dos 19 membros do Comitê mostrando expectativas para uma taxa entre 4,5% e 5% em 2023.
Segundo o comunicado divulgado em conjunto com a decisão da taxa de juros, o Fomc continuará monitorando a situação atual, para ajustar a política monetária de acordo com os riscos vierem surgindo.
“As avaliações do Comitê levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre saúde pública, condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e expectativas de inflação e desenvolvimentos financeiros e internacionais”, afirmou o Comitê em seu relatório.
Os índices chegaram a oscilar durante a coletiva de imprensa do presidente do Fed, Jerome Powell, que voltou a adotar um discurso hawkish para combater a inflação. Apesar das declarações, o mercado despencou perto do fechamento.
“O Fed não está se arriscando com a inflação e eles estão preparados para enviar a economia dos Estados Unidos para uma recessão. Adeus pouso suave, Wall Street se prepara para um pouso difícil”, afirma o analista da Oanda, Ed Moya.
A ampla maioria das ações que fecharam em queda no S&P 500 eram de empresas do setor de entretenimento e viagens – um dos mais atingidos durante uma crise econômica. Os papéis do gigante hoteleiro Caesars lideraram as perdas, com uma queda de 8%.
Os juros projetados do Tesouro também subiram após a decisão. A taxa de 2 anos, que atingiu seu maior nível desde 2007, segue negociada com máximas de 4,10%. A taxa de 10 anos saltou para cerca de 3,60%.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -1,70, 30.183,78 pontos
Nasdaq 100: -1,79%, 11.220,2 pontos
S&P 500: -1,71%, 3.789,93 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imaggem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA