As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) operam de lado, com mercado no aguardo das decisões do FED (o banco central norte-americano) e do Copom (Comitê de Política Monetária).
Sobre o Fed, a maioria do mercado está precificando uma possibilidade de alta de 75 pontos base, além de uma minoria apostando em uma subida de 100 pontos base. Também temos a divulgação das novas projeções econômicas do Fed (PIB, juros, emprego, etc) que devem mostrar como eles veem a direção das próximas reuniões e no longo prazo.
Essas divulgações adicionadas ao discurso do Powell serão bem monitoradas pelo mercado para entender o que eles estão pensando, afirmou Jennie Li, estrategista de Ações da XP. No Brasil, a expectativa é que o Banco Central mantenha a taxa de juros inalterada em 13,75%, completou.
A Bolsa opera em queda, em movimento contrário ao exterior, com os investidores na expectativa para a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e, principalmente, o comunicado. O mercado aguarda um aumento de juros de 0,75 ponto percentual (pp), a terceira alta consecutiva, e deve reforçar a preocupação com a inflação. Por aqui, os investidores também esperam pelo Comitê de Política Monetária (Copom), após o fechamento do mercado. As ações do setor financeiro, que viam em altas recentes, caíam na sessão de hoje e com a relevância no índice ajudam na desvalorização da Bolsa. Os papéis do Itaú (ITUB4) perdiam 0,90% (BBDC3 e BBDC4) tinham queda de 0,42% e 0,59%.
O dólar virou e passou a subir. A poucas horas do anúncio da decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), a moeda está mais instável, à espera especialmente do tom do comunicado do comitê. No pano de fundo, também existe expectativa com o Comitê de Política Monetária (Copom), que deve anunciar sua decisão sobre a política de juros por volta das 18h30. Para o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira, “existe volatilidade, ainda sem um rumo. Estamos em linha com o movimento observado no exterior”.
Veja como estava o mercado por volta das 13h40 (de Brasília):
IBOVESPA: 112.109 pontos (-0,36%)
DÓLAR À VISTA: R$ 5,1830 (+0,56%)
DI JAN 2023: 13,760% (-0,07%)
DI JAN 2027: 11,505% (-0,17%)
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels