beforeContent_c1:
Widget: 37:
islandia imagem destaque piqsels

Jornada de trabalho de 4 dias é considerada sucesso na Islândia

Invista agora, com o Monitor Investimentos. Clique aqui e saiba mais!

Trocar a tradicional semana de trabalho por jornadas de apenas quatro dias na Islândia foi um "sucesso", segundo pesquisadores. O resultado vem de um experimento que aconteceu entre 2015 e 2019, com cerca de 1% da população, conduzido pela Câmara Municipal de Reykjavik e pelo governo nacional. 

Segundo a BBC, durante o teste, os trabalhadores tiveram uma jornada menor mas recebendo o mesmo salário e, de acordo com os pesquisadores, a produtividade permaneceu a mesma ou melhorou na maioria dos locais de trabalho. 

Os resultados dos testes levaram os sindicatos a renegociar os padrões de trabalho, e agora 86% da força de trabalho da Islândia mudou as escalas para menos horas trabalhadas, mas com a manutenção dos salários.

Os pesquisadores do centro de estudos britânico Autonomy e da Associação para a Democracia Sustentável (Alda, na sigla em inglês) na Islândia explicaram que muitos dos trabalhadores que participaram do teste passaram de uma semana de 40 horas de trabalho para uma de 35 ou 36 horas. 

De acordo com a publicação do jornal britânico, os trabalhadores relataram se sentir menos estressados ​​durante o período e acrescentaram ainda que sua saúde e equilíbrio entre vida profissional e familiar melhoraram.

O diretor da pesquisa da Autonomy, Will Stronge, elogiou o experimento e afirmou que o teste foi um "sucesso esmagador".

À BBC, o pesquisador Gudmundur D. Haraldsson, da Alda, afirmou que a jornada semanal de trabalho mais curta no país não diz apenas que é possível trabalhar menos, mas que a mudança progressiva também é possível.

Uma série de outros testes parecidos estão sendo executados em todo o mundo, incluindo na Espanha e na Nova Zelândia.

*Imagem em destaque: Piqsels.com

content:
afterContent:
comments:
Widget: 61:
sidebar:
Widget: 24:
Widget: 39:
Widget: 15:

Receba nosso boletim

Widget: 104: