O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta quarta-feira (22) em queda de 0,3%, aos 122.971,77 pontos, após uma sessão de pouca oscilação.
Durante o dia, o índice variou dentro de uma margem estreita de 940 pontos, alternando entre leves ganhos e perdas, enquanto os investidores observavam as políticas comerciais dos Estados Unidos, especialmente as possíveis tarifas contra a China.
No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) deve anunciar na próxima semana um aumento de 100 pontos-base na taxa Selic, já precificado pelo mercado, explicou Gustavo Mendonça, sócio da Valor Investimentos, em entrevista ao Estadão Broadcast.
Mesmo com o recuo hoje, o índice acumula alta de 2,24% em janeiro, em contraste com a perda de 4,79% no mesmo período de 2023.
Destaques do Ibovespa
As ações da Vale caíram 2,52%, impactadas pela desvalorização do minério de ferro na China. Petrobras também fechou em baixa (ON -1,01%, PN -0,56%). No setor financeiro, Bradesco registrou perdas (ON -1,12%, PN -1,37%), enquanto Banco do Brasil (+1,83%) e Santander (+1,28%) avançaram.
Entre as maiores altas do dia, ficaram Azul (+6,98%), CVC (+6,36%) e Locaweb (+5,66%). Por outro lado, RaiaDrogasil (-4,52%), Brava Energia (-4,13%) e Minerva (-3,42%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
Fluxo estrangeiro impulsiona mercado local
Os investidores estrangeiros contribuíram para a recuperação do Ibovespa, com um saldo positivo de R$ 3,725 bilhões no acumulado do ano até o dia 20 de janeiro. Movimento que também impactou positivamente o câmbio.