Os principais índices de ações do mercado dos Estados Unidos fecharam o pregão em queda, encerrando a semana com perdas robustas, à medida que Wall Street absorve dados negativos da economia estadunidense e aguarda a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na próxima semana.
“Wall Street já estava nervosa que a missão de combate à inflação do Fed iria desencadear uma recessão, mas agora parece que a América corporativa já está mostrando sinais de que a economia está desacelerando”, afirmam o analista da Oanda, Ed Moya.
As ações da FedEx caíram 21,3% depois que a empresa de entregas retirou sua orientação de um ano inteiro e disse que implementará um corte de custos para enfrentar volumes de fretes globais mais fracos à medida que a economia global “piora significativamente”.
Os papéis de empresas de transporte são tipicamente vistas como um indicador inicial para o mercado de ações, bem como para a economia, e a FedEx apontou a fraqueza na Ásia como uma das principais razões para sua perspectiva negativa. As ações das rivais UPS e XPO caíram 4,7% e 4,6%, respectivamente, e as ações da Amazon caíram 2,1%.
O anúncio da FedEx veio logo após um relatório de inflação acima do que o esperado nos Estados Unidos na última terça-feira, o que levantou preocupações de que o Fed pode ser forçado a causar uma recessão para desacelerar os preços. Os dados provocaram um declínio de mais de 1.200 pontos para o Dow Jones.
No entanto, o Goldman Sachs ainda vê um “pouso suave” como uma possibilidade, e Chris Hussey, do Goldman, escreveu hoje que a economia ainda não estagnou, mesmo após leituras negativas do Produto Interno Bruno (PIB) este ano.
“No mesmo mês em que o FedEx alertou que os fretes globais caíram (agosto), os Estados Unidos adicionaram 315 mil novos empregos líquidos no payroll e a taxa de desemprego subiu apenas 0,2% para um ainda ultra-baixo 3,7%”, afirma o especialista em uma nota.
As ações da Uber também enfrentaram problemas na sessão, caindo 3,6%, por conta de um ataque hacker que solicitou acesso indevido aos dados da empresa. Mesma linha de queda seguiu a General Electric, que recuou 3,6%,após declarações do diretor financeiro Dybeck Happe sobre problemas com os gargalos na cadeia de suprimentos que impedem a entrega dos seus produtos dentro do prazo.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,45%, 30.822,42 pontos
Nasdaq 100: -0,90%, 11.448,4 pontos
S&P 500: -0,71%, 3.873,33 pontos
Veja o acumulado dos índices na semana:
Dow Jones: -4,14%
Nasdaq 100: -5,48%
S&P 500: -4,77%
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA