As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) operam de lado, com inflação global e FED no radar.
Segundo o Rabobank, em relatório, a expectativa é que o FED eleve os juros em 75 bps para -3,25% na reunião de setembro, na semana que vem.
No próximo ano, esperamos que atinja um pico de 5,00% e não esperamos que o Fed reduza antes de 2024, afirmou a instituição. A principal razão pela qual permanecemos acima do consenso em nossas projeções para o Fed e as taxas do mercado é que achamos que começou uma espiral de preços e salários que manterá a inflação persistente, completou.
A Bolsa mantém-se em queda contaminada pelo mau humor externo com os investidores cautelosos à espera da próxima reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na semana que vem diante de um cenário de inflação, juros altos e recessão global. Por aqui, a queda nas ações é praticamente generalizada. A Natura (NTCO3) é destaque de baixa depois que o mercado não aprovou o comunicado que a empresa divulgou ontem após o fechamento negando a reorganização das marcas. A ação cai mais de 10%. A Vale (VALE3) tenta uma recuperação em meio aos dados positivos da Chinae queda do minério de ferro.
O dólar segue em alta. O cenário de incertezas globais, com um quadro recessivo, faz com que os bancos centrais das economias desenvolvidas sigam o rumo de alta dos juros, fortalecendo o dólar mundialmente. Para o economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Nicolas Borsoi, “os vetores que nos favorecem estão mais fracos, com a queda generalizada das commodities. Além disso, a conjuntura global é recessiva, especialmente na China, com o setor imobiliário. Isso também prejudica as exportações brasileiras”. “O diferencial dos juros está favorecendo os países desenvolvidos, com o Banco Central (BC) terminando o ciclo. Isso faz com que não entre dinheiro estrangeiro. A dinâmica macro está mais difícil para o nosso câmbio, especialmente no curtíssimo prazo”, contextualiza Borsoi.
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels