A BlackRock, maior gestora de fundos do mundo, fez um alerta, nesta terça-feira (13): a crise energética deve levar a Europa à recessão.
Os estrategistas da gestora não estão sozinhos, o Goldman Sachs e o Sanford C. Bernstein já preveem uma retração econômica, com a crise de energia e seu impacto nas Bolsas.
“Achamos que o BCE (Banco Central Europeu) vai acordar para essa realidade mais cedo do que os mercados esperam, mas não antes de enfrentar inevitavelmente uma grave recessão”, afirmou a BlackRock.
“As ações europeias não estão precificadas para a profunda recessão que esperamos. Excluindo commodities, as estimativas de crescimento dos lucros europeus são muito otimistas, em nossa opinião. Estamos ‘underweight’ (abaixo da média do mercado) em ações do mercado europeu e mais desenvolvido.”
A Europa está passando por situações difíceis com os aumentos dos preços de energia. A inflação nas alturas e as altas de juros têm criado um cenário instável para os investidores.
A União Europeia, entretanto, tem tomado diversas medidas para tentar controlar a situação, como o enchimento dos estoques de gás e a tentativa de uma economia de energia. Nem a Torre Eiffel saiu ilesa e teve que apagar suas luzes mais cedo.
Imagem: unsplash.com