O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prestou solidariedade à população do Reino Unido após a confirmação da morte da Rainha Elizabeth II, a monarca mais longeva no comando da monarquia britânica.
“Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, era mais do que uma monarca. Ela definiu uma era”, disse Biden num comunicado divulgado pela Casa Branca.
Biden destacou momentos marcantes da trajetória de Elizabeth, como os discursos via rádio durante a juventude da rainha, a coroação na década de 50, e seu último discurso de natal no Jibuleu de Platina.
“Ela, por sua vez, dedicou toda a sua vida ao seu serviço”, acrescentou o presidente estadunidense. “Hoje, os pensamentos e orações das pessoas em todos os Estados Unidos estão com o povo do Reino Unido e da Commonwealth em sua dor”.
A Rainha Elizabeth II faleceu hoje, aos 96 anos de idade, depois de 70 anos de reinado, tornando-se a mais longeva na monarquia britânica.
A monarca vinha há algumas semanas se ausentando de compromissos políticos por conta da debilitação de sua saúde. O último compromisso público foi a posse da primeira-ministra, Liz Truss, que foi feita do castelo de Balmoral, na Escócia, em vez do tradicional palácio de Buckingham, para que ela descansasse.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: Casa Real/Ranald Mackechnie/Divulgação
Copyright 2022 – Grupo CMA