O PMI (Purchasing Managers’ Index), ou índice dos gerentes de compras, que mede a saúde geral do setor de serviços, caiu de 50,3 pontos em julho para 49,5 pontos em agosto. Os dados revisados foram divulgados pelo Jibun e S&P Global.
Segundo o relatório, os prestadores de serviços japoneses sinalizaram uma queda renovada na atividade empresarial. A redução foi em grande parte impulsionada pelo recente aumento nos casos de Covid, que amorteceu a demanda do cliente e levou a uma estagnação no total de novos trabalhos.
Segundo Annabel Fiddes, diretora assistente de economia da S&P, “dados do setor mostraram que uma nova queda na atividade de serviços acompanhou um queda na produção manufatureira, com este último caindo no ritmo mais rápido desde setembro de 2021. No entanto, com o Japão agora enfrentando sua sétima e mais grave onda do pandemia, fortes pressões de custos e uma piora das perspectivas econômicas globais, é provável que o setor privado do Japão permanecer sob pressão nos meses à frente”.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels