Os principais índices de mercados de ações norte-americano fecharam em queda no pregão, recuando pela terceira semana consecutiva, depois de um sólido relatório de emprego em agosto para os Estados Unidos reforçar a tendência de continuidade da subida das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
As ações refletiram ao longo desta semana os comentários hawkish de funcionários do Fed, que sinalizou a continuidade do aperto monetário. Isso colocou os investidores, especialmente sabendo que setembro é historicamente um mês ruim para o mercado.
Alguns investidores ficaram otimistas pelo tão esperado relatório de empregos, que mostrou que a economia adicionou 315 mil empregos para o mês, pouco acima da estimativa da Agência CMA de 309 mil. Isso aliviou temporariamente os temores de que um mercado de trabalho mais aquecido daria ao Fed margem de manobra para ficar mais agressivo com seus aumentos de taxas.
A taxa de desemprego subiu para 3,7%, acima das estimativas de 3,5%. O relatório de agosto é particularmente importante porque é um dos últimos grandes relatórios econômicos que o Fed pesará antes de aumentar os juros na reunião de setembro.
“Podemos dizer com total confiança que os dados [de emprego] estarão errados. As empresas estão relatando um boom nas contratações, enquanto os trabalhadores não estão relatando nenhuma contratação”, afirmam analistas do UBS.
O último grande relatório econômico de nota é o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de agosto, que será divulgado no dia 13 de setembro e deve determinar o quão agressivo o Fed precisa ser no curto prazo.
As ações da Lululemon fecharam em alta de 6,7% depois que a varejista reportou resultados trimestrais ontem que superaram as estimativas de Wall Street. A empresa também elevou sua orientação anual de lucro e receita acima das previsões dos analistas.
Os papéis da Broadcom subiram 1,6% na esteira de uma forte perspectiva de vendas da fabricante de chips para o trimestre atual, diminuindo os temores de uma queda recessiva na demanda por chips.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -1,07%, 31.318,44 pontos
Nasdaq 100: -1,31%, 11.630,9 pontos
S&P 500: -1,07%, 3.924,26 pontos
Veja o acumulado dos índices na semana:
Dow Jones: -2,99%
Nasdaq 100: -4,21%
S&P 500: -3,29%
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA