O Ibovespa futuro sobe com os investidores digerindo os dados de emprego nos Estados Unidos (payroll, sigla em inglês) melhores, balizador importante para definir o rumo da política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), o que pode trazer um aperto monetário mais leve. Mas agora os investidores ficam de olho na inflação por lá.
Nos Estados Unidos, segundo o Departamento de Trabalho foram criados mil 315 mil vagas em agosto, enquanto o mercado previa 309 mil. Mas a taxa de desemprego subiu 3,7% em agosto, um pouco acima do esperado (3,5%). O salário médio por hora trabalhada teve alta de 5,2% e a expectativa dos analistas era de 5,3%.
Por aqui, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado da produção industrial em julho-subiu 0,6% em relação ao mês anterior, mas ainda registra queda de 2% em 2022 até julho e acumula perda de 3% em 12 meses.
Às 9h50 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em outubro subiu 0,50%, aos 112.465 pontos. Os futuros norte-americanos operavam no positivo. As bolsas europeias tinham alta. Na Ásia, a maioria fechou em queda.
De acordo com um analista de uma grande gestora de investimentos que não quis se identificar, disse que o payroll impactou diretamente no mercado que passaram a subir. “Foi uma notícia levemente boa com o aumento da taxa de desemprego, o que mostra que a economia nos Estados Unidos não está tão aquecida. Agora o foco será a inflação”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação