Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregão em campo misto, após quarto sessões consecutivas de perdas, dando início ao mês de setembro com os investidores de olho na divulgação dos dados do mercado de trabalho amanhã para avaliarem os próximos passos do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
O pessimismo no mercado de ações refletiu o movimento dos juros projetados do Tesouro dos Estados Unidos para 2 anos, que subiram num momento do pregão para 3,51%, o maior nível desde novembro de 2007. O índice pesou sobre as ações de crescimento sensíveis às taxas de juros, tornando seus lucros futuros menos atraentes.
Enquanto isso, os juros para 10 anos atingiram 3,26%, seu nível mais alto desde junho, à medida que os investidores se preparam para uma elevação mais agressiva da taxa de juros do Fed no final deste mês.
O principal evento da semana é o relatório da folha de pagamento do Departamento do Trabalho para agosto, marcado para ser liberado às 9h30 de amanhã. A economia dos Estados Unidos criou 309 mil vagas de trabalho em agosto, de acordo com as previsões da Agência CMA.
“Mantemos nossa visão de que o Fed aumentará as taxas em mais 1,0 ponto percentual (pp) até o final do ano, com risco de subir ainda mais se a inflação não desacelerar de acordo com nossas previsões”, afirmam analistas do UBS.
As ações da Nvidia também contribuíram para as perdas da Nasdaq, caindo mais de 7,7% depois que a fabricante de chips disse que o governo dos Estados Unidos está restringindo algumas vendas na China. A Nvidia pode perder cerca de US$ 400 milhões em vendas potenciais na China como resultado da restrição.
Os pedidos semanais de seguro-desemprego norte-americanos caíram para 232 mil na semana encerrada em 27 de agosto. Isso foi mais fraco do que os economistas consultados pela Dow Jones esperavam, um declínio em relação ao período anterior e o nível mais baixo desde 25 de junho.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,46%, 31.656,42 pontos
Nasdaq 100: -0,26%, 11.785,1 pontos
S&P 500: +0,29%, 3.966,85 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA