Na quinta-feira (1) as ações da gigante tecnológica estadunidense, Nvidia, sofreram uma dura queda após o governo dos EUA impor novas restrições à venda de chips para China e Rússia.
A empresa diz que pode perder cerca de US$ 400 milhões com a proibição, as ações já caíram 10,52% por volta das 14:40 de quinta.
O bloqueio da exportação afetará os produtos A100 e H100, que são unidades de processamento gráfico desenvolvidos pela empresa.
De acordo com o governo americano, as restrições foram feitas para que os chips não fossem utilizados para fins militares.
Esse tipo de material é crucial para o desenvolvimento de diversas tecnologias, como reconhecimento facial, e é utilizado por montadoras de veículos e, até mesmo, na indústria médica.
Desde o início da pandemia há uma escassez de diferentes chips que afeta a economia, inclusive o Brasil.
A falta deste material contribuiu para a crise nas montadoras no território nacional, a produção de novos veículos caiu em 5% no primeiro semestre de 2022, em comparação ao ano passado, justamente pela falta deste tipo de tecnologia, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Imagem: Divulgação