O teto da tarifa da energia para as residências no Reino Unido aumentará 80% a partir de outubro e as contas de gás e energia elétrica podem seguir em alta “considerável” em 2023, informou a agência reguladora Ofgem nesta sexta-feira.
Segundo a Ofgem, o teto passará das atuais 1.971 libras (US$ 2.325) pagas por ano por uma residência média para 3.549 libras (US$ 4.180).
“A alta reflete a progressão contínua dos preços globais de gás no atacado, que começou com o fim dos confinamentos após a pandemia de covid-19 e atingiu níveis recordes quando a Rússia interrompeu lentamente o fornecimento de gás para a Europa”, afirmou a agência.
Levando em consideração a tendência atual, a Ofgem alerta que “os preços podem aumentar de forma considerável em 2023”.
O aumento de 80% no teto tarifário do Reino Unido para consumo de eletricidade e gás natural provavelmente aumentará a taxa de inflação do país para 13,3% em outubro, diz o economista-chefe da Pantheon Macroeconomics no Reino Unido, Samuel Tombs, em nota.
De acordo com Tombs, a taxa de inflação global provavelmente saltará de cerca de 10% em setembro, apesar de uma provável diminuição da inflação de combustíveis e serviços naquele mês.
Enquanto isso, os preços de atacado do gás natural dispararam na semana passada, sugerindo que o limite pode aumentar novamente em janeiro, quando será atualizado novamente, ressalta o economista.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels