Os principais índices de ações do mercado europeu fecharam o pregão desta quinta-feira em campo misto, com investidores na expectativa pelo simpósio anual do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Jackson Hole. Além disso, dados do PIB da Alemanha melhores do que o esperado e notícias de suporte à economia da China ajudaram a elevar o sentimento.
Amanhã, o presidente do Fed, Jerome Powell, fará um discurso durante o simpósio da instituição. Os investidores estarão atentos a informações sobre a trajetória de aperto monetário do banco central, à medida que procura conter a inflação em meio aos riscos de a maior economia do mundo entrar em recessão.
“Intitulado ‘Reavaliando as restrições sobre a economia e a política’, o simpósio será examinado de perto em busca de evidências da intenção do Fed em relação à sua reunião de setembro, 0,50 pp ou 0,75 pp, bem como a intenção de outros bancos centrais de forma mais ampla em um momento em que a inflação as expectativas estão aumentando em um cenário de preocupação com os riscos de aperto excessivo da política monetária quando os desafios enfrentados pela economia global são numerosos”, diz o analista da CMC Markets, Michael Hewson.
Na frente de dados na Europa, foram divulgadas hoje as pesquisas de confiança do empresário do Instituto Ifo da Alemanha e os números finais do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre do país.
De acordo com o escritório federal de estatísticas da Alemanha, a economia do país cresceu 1,7% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, uma revisão para cima em relação à estimativa inicial de 1,4%. Por outro lado, oíndice de confiança do empresário da indústria e do comércio do Instituto Ifo caiu em agosto para 88,5 pontos, ante 88,7 pontos em julho.
“A lista de argumentos por que a economia alemã está entrando em recessão está ficando cada vez maior. A questão não é se haverá uma recessão, mas sim quão severa e quanto tempo ela será”, prevê o analista do ING, Carsten Brzeski.
Confira a variação e pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +0,11%, 7.479,74 pontos
DAX-30 (Frankfurt): +0,39%, 13.271,96 pontos
CAC-40 (Paris): -0,14%, 6.383,10 pontos
FTSE MIB (Milão): +0,10%, 22.454,4 pontos
IBEX-35 (Madri): -0,15%, 8.187,50 pontos
SMI-20 (Zurique): +0,45%, 11.062,10 pontos
PSI-20 (Lisboa): -0,11%, 6.244,32 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels