As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) fecharam em alta após IPCA-15 levemente pior do que o esperado.
Segundo Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, o resultado da prévia da inflação ajuda a reforçar o argumento de quem aguarda alta de juros em setembro.
O Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) recuou 0,73% em agosto na comparação com julho, desacelerando-se em relação à alta apurada no período anterior (+0,13%), segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima das expectativas do mercado financeiro, de -0,81%, conforme o Termômetro CMA.
A Alkin Research, em relatório, também destaca que, apesar da deflação de 0,73%, o número veio pior do que o esperado pelo mercado. “Apenas 4 dos 10 segmentos tiveram queda, com destaque para o grupo de transportes (-5,24%) que recuou em função da redução do ICMS sobre combustíveis. Alimentos e bebidas seguem como o grande vilão da inflação (+0,24% vs mês anterior)”, afirmou a casa.
A Consultoria Tendências, também em relatório, espera que o índice acelere, devido à saída dos efeitos das desonerações tributárias, mas que permaneça ainda no terreno negativo. “Neste sentido, a projeção para o índice fechado do mês incorpora a expectativa de menores recuos dos grupos Transportes e Habitação, uma vez que se espera dissipação do efeito da desoneração de impostos sobre os combustíveis e a energia elétrica”, afirmou a casa. “Por outro lado, para o grupo Alimentação deve haver manutenção da trajetória de desaceleração, influenciada pela redução das variações elevadas nos preços do leite e seus derivados observada nos últimos resultados”, completou.
Por volta das 16h35 (horário de Brasília), o DI para janeiro de 2023 tinha taxa de 13,720% de 13,730% no ajuste anterior para janeiro de 2025 ia a 11,970%, de 12,095% antes, e o DI para janeiro de 2027 com taxa de 11,680% de 11,840%, na mesma comparação. No mercado de câmbio, o dólar operava de lado, cotado a R$ 5,1090 para venda.
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA