beforeContent_c1:
Widget: 37:

B3 informa: Governo do Amapá realiza primeiro leilão para concessão do serviço de fornecimento de água e esgoto na B3

Invista agora, com o Monitor Investimentos. Clique aqui e saiba mais!

Leilao Amapa.jpg

Proposta vencedora somou R$ 930 milhões

São Paulo, 2 de setembro de 2021 – Foi realizado hoje, na B3, o leilão promovido pelo Governo do Estado do Amapá, com o apoio do BNDES, para concessão da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e dos serviços complementares, em 16 municípios do Estado do Amapá.

O primeiro leilão de saneamento da Região Norte, e com todos os municípios de um Estado atendidos em um único bloco, deverá beneficiar 738 mil pessoas, e teve como critério de julgamento a combinação de maior valor de outorga e menor valor de tarifa para a celebração do Contrato de Concessão para prestação dos serviços na área de concessão. A oferta vencedora de R$ 930.008.000,00 foi feita pelo Consórcio Marco Zero, representado pela corretora Itaú, o que representou ágio de 1.760% sobre o valor proposto no edital. A vencedora propôs 20% de desconto sobre a tarifa de referência para um ano de concessão.

Os serviços serão prestados com exclusividade por meio da infraestrutura integrada dos Planos Municipais de Água e Esgoto, e o prazo do contrato é de 35 anos de operação do sistema. O pagamento do valor da outorga será realizado diretamente aos municípios e a assinatura do contrato estará condicionada ao prévio reajuste da tarifa pelo Estado.

“Este esforço coletivo pelo bem do Amapá e do Brasil não aconteceria sem a participação, a contribuição e o engajamento de todas as agências e entidades competentes. Hoje o Amapá está na B3 sendo este exemplo, que será seguido por muitos outros atores públicos e privados, com resultado direto na qualidade de vida da sociedade, com geração de emprego, renda e saúde pública”, disse Waldez Góes, governador do Amapá.

“O Amapá vive um dia de conquista de dignidade, desenvolvimento econômico, social e ambiental. Atualmente, somente 7 em cada 100 amapaenses têm acesso a esgoto e 1 em cada 3 tem acesso a água tratada. A partir de hoje isso irá mudar. Essa é a primeira concessão plena de saneamento em território brasileiro, e também a primeira concessão de saneamento em toda a região Norte. É garantia de acesso a água e esgoto a quase 1 milhão de brasileiros”, disse Gustavo Montezano, presidente do BNDES.

“Nós da B3 ficamos felizes em reunir, em um ambiente qualificado, investidores do setor privado e projetos de tanta relevância para o Amapá e para todo o país. Nos 30 anos em que apoiamos o setor público na realização de leilões e licitações, nosso principal compromisso sempre foi seguir fortalecendo o ambiente de negócios, com qualidade técnica, isenção e transparência”, disse Daniel Sonder, Chief Financial Officer da B3.

Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.

Com informações da assessoria de imprensa da B3

content:
afterContent:
comments:
Widget: 61:
sidebar:
Widget: 24:
Widget: 39:
Widget: 15:

Receba nosso boletim

Widget: 104: