O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos ameaçou sancionar as empresas e instituições turcas que têm relações comerciais com a Rússia, disse a principal organização de empregadores da Turquia, Tusiad, na terça-feira (23).
“A Tusiad recebeu uma carta assinada pelo vice-secretário do Tesouro dos EUA, Adewale Adeymo, sobre o risco de sanção para as empresas na Turquia que mantêm relações com pessoas e instituições afetadas pelas sanções contra a Rússia”, informou a organização em comunicado.
A carta, datada de segunda-feira e cujo conteúdo foi divulgado pelo Wall Street Journal (WST), ressalta que as companhias turcas correm um “risco maior” diante “das tentativas da Rússia de usar” a Turquia “para escapar das sanções”.
“As empresas turcas não podem esperar poder negociar com indivíduos ou entidades russas sancionadas e manter laços com os Estados Unidos []. Os bancos turcos não podem esperar ter laços com bancos russos sancionados e manter seus relacionamentos com bancos mundiais nem podem ter acesso a dólares americanos”, alertou o Departamento do Tesouro na carta enviada a duas organizações patronais turcas, de acordo com o WSJ.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels