beforeContent_c1:
Widget: 37:

B3 informa: B3 e QR Asset lançam curso sobre investimentos em criptoativos

Invista agora, com o Monitor Investimentos. Clique aqui e saiba mais!

Primeiro curso sobre cripto da história da bolsa tem como objetivo educar os investidores sobre a nova classe de ativos, que agora é acessível via ETFs em qualquer banco ou plataforma de investimento

São Paulo, 8 de setembro de 2021 - A QR Asset Management, gestora de recursos da holding QR Capital, anunciou uma parceria com a B3 para lançar o primeiro curso sobre criptoativos da bolsa. Em pré-lançamento a partir desta quarta-feira (8), o curso ‘Como Investir em Cripto na bolsa’ será gratuito e 100% online. O objetivo é educar os investidores sobre essa nova classe de ativos, de modo a explorá-la sem correr riscos. As inscrições começam no dia 13 de setembro, mas já é possível fazer uma reserva de vaga no site https://b3.qrasset.com.br. Quem concluir o curso receberá um certificado assinado pela B3.

Alexandre Ludolf, Diretor de Investimentos da QR Asset, ressalta a importância da educação financeira, em especial para uma classe de ativos emergente que tem atraído muitos investidores por conta da tecnologia disruptiva e dos projetos com potencial revolucionário:

- Oferecer um curso de investimento em criptoativos da QR Asset com o endosso da B3 é uma oportunidade de fortalecer o mercado como um todo. É importante dizer que buscamos cumprir um papel fundamental do setor que é de educar o investidor para que possa ter a autonomia de estruturar sua carteira e tomar decisões - explica Ludolf, que continua - O objetivo é informar o investidor que existem formas seguras, reguladas e muito simples para investir nessa classe de ativos. Tivemos a preocupação também de ensinar os meios de se blindar de fraudes, esquemas de pirâmide e vários outros ‘cantos da sereia’ que permeiam o mercado não regulado.

O conteúdo das aulas é didático e foi construído levando em consideração a amplitude de perfis de investidores e faixas etárias: desde o investidor pessoa física de meia idade, passando pelo jovem que acabou de começar e chegando até os investidores qualificados, institucionais, consultores financeiros e analistas.

O curso será dividido em três módulos e terá oito aulas com profissionais e especialistas do mercado de criptoativos, abordando temas que vão desde uma explicação básica do que é bitcoin até como identificar e evitar riscos. Os professores são: Fernando Ulrich, sócio da Liberta Investimentos; Fernando Carvalho, CEO da holding QR Capital; Alexandre Ludolf, Diretor de Investimentos da QR Asset Management; Rafael Izidoro, CEO da Rispar; e Marcelo Carmo, Diretor de Negócios da QR Asset Management.

A QR Asset e a B3 identificaram a importância e a necessidade deste curso tendo em vista acontecimentos recentes do mercado financeiro e de criptoativos e seus desdobramentos. Um desses fatos é o lançamento de cinco fundos de índice (ETFs) de criptoativos no espaço de cinco meses. Além disso, o ano foi marcado pela crescente oferta e demanda de diversos tipos de ETFs, o que levou a B3 a lançar um site educativo voltado apenas para este tipo de investimento em parceria com algumas gestoras, incluindo a QR Asset. Também é um fato relevante o aumento do número de CPFs cadastrados na bolsa de valores, que chegou a 3,2 milhões no primeiro semestre de 2021 - o que amplia consideravelmente o público com acesso aos investimentos oferecidos na bolsa brasileira. E as notícias recentes sobre esquemas e crimes envolvendo bitcoin podem, ainda, reavivar as antigas descrenças sobre essa classe de ativos, demandando iniciativas educacionais sobre o assunto:

- A B3 está constantemente preocupada em oferecer, através da B3 Educação, insumos para que os investidores se sintam mais confiantes na hora da tomada de decisão. Investimentos atrelados ao mercado de criptoativos são recentes no Brasil e requerem entendimento por parte dos investidores. Acreditamos que esse curso da QR Asset, com apoio da B3, será para os investidores uma interessante fonte de conhecimento sobre o assunto, trazendo mais informações relevantes sobre as características desse tipo de investimento - explica Christianne Bariquelli, superintendente de Educação, da B3.

No primeiro módulo, ‘Entendendo o Bitcoin e Criptoativos’, Fernando Ulrich traz uma explicação básica do que é e como funciona o bitcoin, fala sobre o cenário macroeconômico e analisa opiniões de diversos especialistas sobre a tese de investimento do bitcoin e sua comparação com o ouro. No segundo módulo, focado em ‘Mitos e Verdades sobre os Criptoativos’, Ulrich, Rafael Izidoro e Marcelo Carmo exploram questões de escalabilidade da rede bitcoin, explicam as formas de se obter consenso em uma rede blockchain e desmistificam o estigma do setor ao ser associado com crimes cibernéticos, mostrando como a rede Bitcoin lida com segurança. No terceiro e último módulo, ‘Investindo em Cripto na bolsa’, Fernando Carvalho e Alexandre Ludolf esmiúçam as possibilidades, estratégias, vantagens e riscos de se investir em cripto pela bolsa de valores.

CONTEÚDO DO CURSO

Módulo I - Entendendo o Bitcoin e Criptoativos

Aula 1 - Como funciona o Bitcoin - Fernando Ulrich

Na aula inaugural do nosso curso, iremos introduzir os conceitos básicos de Bitcoin e da tecnologia blockchain de um jeito simples e descomplicado. Aliado a isso, vamos explicar sobre os riscos inerentes ao comprar um ativo digital.

Aula 2 - Cenário Macroeconômico - Fernando Ulrich

Na segunda aula vamos entender como o Bitcoin ganhou tração no atual cenário macroeconômico, porque grandes nomes do mercado financeiro começaram a adicionar um pouco de Bitcoin em suas carteiras e como investidores institucionais vem ganhando exposição regulada, segura e transparente à criptomoeda.

Aula 3 - Bitcoin vs. Ouro - Fernando Ulrich

Qual é a reserva de valor mais eficiente do mundo? Na nossa terceira aula vamos investigar quão avançada está a adoção do Bitcoin, entender os riscos de investir na fronteira de inovação da tecnologia financeira e analisar a opinião de grandes especialistas do mercado para entender se o criptoativo pode ser considerado um "ouro digital".

Módulo II - Mitos e Verdades sobre os Criptoativos

Aula 4 - Bitcoin como meio de pagamento - Fernando Ulrich

Explorando os mitos e verdades sobre os criptoativos, o Módulo II começa com uma aula sobre o Bitcoin como meio de pagamento. Aqui vamos explicar como transacionar o criptoativo é amplamente seguro e verificável. Além disso, vamos te ensinar a não cair em golpes que solicitam sua chave privada, como adotar boas práticas de segurança e como armazenar o seu patrimônio da forma mais segura possível.

Aula 5 - Proof of Work vs. Proof of Stake - Fernando Ulrich + Marcelo Carmo, CFA

Qual é a melhor forma de obter consenso em uma blockchain? Na nossa quinta aula vamos entender mais como funcionam os mecanismos de verificação do Bitcoin e Ethereum. É verdade que o Bitcoin é um ativo anti-ESG? O Ethereum pode ser considerado um ativo limpo?

Aula 6 - Crimes cibernéticos e pirâmides - Fernando Ulrich + Rafael Izidoro

Frequentemente associado a crimes cibernéticos, os criptoativos sofrem com um estigma negativo na sociedade. Na nossa sétima aula vamos entender sobre como a rede Bitcoin lida com segurança, pune criminosos e como instituições vem adotando as melhores práticas do mercado para custodiar seus Bitcoins de forma segura.

Módulo III - Investindo em Cripto na bolsa

Aula 7 - Vantagens do investimento em ETFs - Fernando Carvalho

Autonomia na diversificação, liquidez ampla e segurança garantida. Na sétima aula do nosso curso entenderemos as razões que justificam a estratégia de ETFs Monoativo, como o QBTC11, o 1º ETF 100% Bitcoin da América Latina, e o QETH11, o 1º ETF de Ethereum do Brasil.

Aula 8 - Como investir e operar criptoativos na bolsa de valores (B3) - Alexandre Ludolf

Sempre quis investir em criptoativos e nunca soube como? Na oitava aula do nosso curso, explicaremos com detalhes sobre como se expor ao Bitcoin e Ethereum na bolsa de valores através da sua corretora favorita. Vamos explicar também os fatores de risco que acompanham esse tipo de investimento e como você pode realizar pequenas adições de ativos digitais em sua carteira.

SOBRE A HOLDING QR CAPITAL

A holding QR Capital, desde sua fundação, em 2018, trabalha para a profissionalização, regulação e institucionalização do mercado de blockchain e criptoativos. Já são cinco empresas diferentes no portfólio da holding - a principal é a QR Asset Management, maior gestora 100% criptoativos da América Latina. Há também uma legaltech de ativos judiciais tokenizados em blockchain, a BBPR. Além disso, a holding é investidora da primeira fintech de crédito com garantia em Bitcoin do Brasil, a Rispar, e da segunda maior corretora de ativos digitais da América Latina, a Foxbit. A QR Capital é responsável, ainda, pelo BlockTrends, um dos mais respeitados portais de insights e tendências da indústria.

Com informações da assessoria de imprensa da B3

content:
afterContent:
comments:
Widget: 61:
sidebar:
Widget: 24:
Widget: 39:
Widget: 15:

Receba nosso boletim

Widget: 104: