As bolsas europeias encerraram o dia em território positivo, impulsionadas por uma série de resultados corporativos e declarações de autoridades do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE).
- FTSE 100 (Londres): fechou com ganhos de 0,73%, aos 7.455,67 pontos;
- DAX (Frankfurt): subiu 0,81%, aos 15.352,54 pontos;
- CAC 40 (Paris): ganhou 1,13%, aos 7.113,66 pontos;
- FTSE MIB (Milão): subiu 0,80%, aos 28.660,66 pontos;
- Ibex 35 (Madri): teve ganhos de 1,32%, aos 9.407,50 pontos;
- PSI 20 (Lisboa): teve alta 0,59%, aos 6.268,27 pontos;
Resultados corporativos diversificados movimentam mercado
O mercado foi impactado por uma avalanche de notícias corporativas, com resultados e atualizações comerciais variadas. O analista da AJ Bell destaca a complexidade desse cenário, referindo-se aos números e informações como uma “grande mistura”. Investidores, atentos a esses desdobramentos, observaram também os discursos dos banqueiros centrais.
BCE e BoE comentam perspectivas econômicas
Pela manhã, o economista-chefe do BCE, Philip Lane, sinalizou que o balanço patrimonial da autoridade monetária será reduzido para um nível considerado apropriado. Mais tarde, Huw Pill, economista-chefe do BoE, afirmou que as taxas de juros permanecerão em território restritivo por um “período estendido”. Essas declarações vêm após Pill ter indicado anteriormente a possibilidade de cortes nas taxas de juros.
Desempenho do FTSE 100 impulsionado por expectativas e petróleo
O índice FTSE 100, em Londres, registrou ganhos, impulsionado não apenas pelas expectativas de fim do ciclo de alta de juros, mas também pelo aumento nos preços do petróleo. O setor energético se destacou, beneficiando-se da redução da oferta desde a crise na Ucrânia.
Destaques em outros mercados europeus
Na Itália, os papéis da Telecom Itália apresentaram alta, seguindo o balanço divulgado no dia anterior. Enquanto isso, em Amsterdã, a ArcelorMittal teve um desempenho aquém das expectativas, resultando em uma queda nas ações.
AstraZeneca eleva projeção anual e impacta mercado
Em Londres, a AstraZeneca viu suas ações subirem 2,71% após a empresa farmacêutica anglo-sueca aumentar sua projeção anual para o lucro ajustado, apesar de um desempenho trimestral abaixo das expectativas.
Schneider Electric impulsiona CAC 40, enquanto Airbus tem resultados aquém
Na França, o CAC40 teve um desempenho superior, impulsionado pelo positivo balanço da Schneider Electric. A multinacional de distribuição elétrica elevou suas metas financeiras para o médio prazo, resultando em um aumento de 8,35% em suas ações. Por outro lado, os resultados do terceiro trimestre da Airbus ficaram abaixo das expectativas, levando a uma queda de 1,93% nas suas ações.
Com informações do Broadcast
Imagem: Unsplash