Algumas das big techs chinesas, como ByteDance (controladora do TikTok) e Tencent, compartilharam pela primeira vez detalhes de seus algoritmos com os reguladores do país, em mais um avanço de Pequim na supervisão sobre seu setor doméstico de
internet.
“De acordo com as disposições sobre a recomendação do algoritmo de serviço de informação da Internet, os nomes e os números de arquivamento de algoritmos domésticos de serviços de informação da Internet são divulgados publicamente”, informou a Administração do Ciberespaço da China (CAC, na sigla em inglês).
O órgão divulgou uma lista na última sexta-feira de 30 algoritmos, juntamente com uma breve descrição de seu propósito de empresas como a empresa a gigante do e-commerce Alibaba e a própria Tencent.
A nova medida ocorre depois que a China colocou em vigor uma nova lei em março, que rege a forma como as empresas de tecnologia usam algoritmos de recomendação de conteúdo. As regras incluem permitir que os usuários optem por não usar esses algoritmos, além de exigir que as empresas obtenham uma licença para fornecer serviços de notícias.
Os algoritmos são o diferencial por trás do sucesso de muitas das empresas de tecnologia da China. Eles podem ser usados para atingir usuários com produtos ou vídeos baseados em informações sobre esse cliente.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
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