Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregãoem alta, após uma série de dados econômicos melhores do que o esperado nesta semana aumentarem as expectativas de que a inflação no país tenha chegado no pico.
Na quarta-feira, a leitura do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) mostrou que a inflação do país ficou estável em julho em relação a junho e subiu 8,5% no acumulado de 12 meses até julho. O mercado previa alta de 0,2% em base mensal e de 8,7% em base anual.
Já o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês), divulgado ontem, recuou 0,5% em julho na comparação mensal e desacelerou para 9,8% em julho em base anual. O resultado veio muito melhor que o esperado pelo mercado, de uma alta mensal de 0,2% e anual de 10,4%.
Hoje, o relatório sobre os preços no atacado validou ainda mais a especulação de que a tendência de inflação poderia estar diminuindo, o que poderia levar o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) a eventualmente desacelerar o aperto monetário.
“A queda na inflação do IPC em julho não foi suficiente por si só para convencer as autoridades do Fed a mudar seus planos de aumento das taxas de juros. Mas esperamos que as melhores notícias sobre a inflação continuem nos próximos meses, o que acabará persuadindo o Fed interromper seu ciclo de aperto no início do próximo ano”, diz o economista da Capital Economics, Paul Ashworth.
Com a mudança no cenário, os traders agora veem uma chance de 63,5% de que o Fed aumente as taxas em 50 pontos-base no próximo mês, em vez de um aumento de 75 pontos-base, pontua o analista da Serenity Markets, Juan Esteve.
O Fed elevou as taxas de juros em 225 pontos-base desde março, enquanto luta para conter as pressões inflacionárias em meio ao risco de levar a economia a uma recessão.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +1,27%, 33.761,05 pontos
Nasdaq Composto: +2,09%, 13.047,2 pontos
S&P 500: +1,73%, 4.280,15 pontos
Veja o acumulado dos índices na semana:
Dow Jones: +2,92%
Nasdaq 100: +3,08%
S&P 500: +3,25%
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA